Você sabe como surgiu a Polícia Militar brasileira?

estrela_pm

Eu tenho certeza de que você sabe o dever da Polícia Militar brasileira, e as dificuldades que esses guerreiros passam todos os dias. Mas você sabe, ou consegue imaginar como que a Polícia Militar brasileira surgiu, e qual a história por trás disso? Se você quer saber fica ligado aqui no Blog da Tática!

Bom, tudo começou quando o Brasil ainda era uma colônia dos nossos amigos portugueses, a Polícia Militar que a gente conhece hoje teve sua origem nas Forças Policiais. A corporação mais antiga é a do Rio de Janeiro, mais conhecida como “Guarda Real de Polícia”, fundada em 13 de maio de 1809 por Dom João 6º, Rei de Portugal que na época tinha transferido sua corte de Lisboa para o Rio por causa das guerras na Europa.

joao-vi-2-sized

Passado mais alguns anos, por volta de 1830, nosso querido Dom Pedro 1º abdica do cargo e sobra tudo para o seu filho Dom Pedro 2º, que ainda era de menor, ou seja ele não poderia assumir o cargo de Imperador, então o que aconteceu? O Império foi dirigido por regentes. Só que a população da época ficou puta pra car@#$%, para eles esses regentes não tinham legitimidade para assumir o poder… Surgindo assim diversos movimentos revolucionários em todo o Brasil, como a Guerra dos Farrapos por exemplo.

resumo-da-guerra-dos-farrapos

Estes movimentos foram considerados “perigosos” para o Governo que estava se cagando, até que o excelentíssimo ministro da Justiça que era um padre Antonio Diogo Feijó, sugeriu que fosse criado no Rio de Janeiro (capital do Império) um “Corpo de Guardas Municipais Permanentes”. A ideia, lógico que foi aceita, e seguindo o exemplo da capital outras províncias criaram as suas guardas, ou seja, as suas próprias polícias.

soldado-policia

Uma curiosidade é que mesmo antes da família real chegar ao país, já havia uma força de patrulhamento em Minas Gerais, datada no ano de 1775, como o Regimento Regular de Cavalaria de Minas, criada na antiga Vila Velha (atual Ouro Preto). Era paga com dinheiro dos cofres públicos e já podia ser considerada uma “PM” mineira.

E a partir da Constituição de 1946, as Guardas Municipais começaram oficialmente a serem chamadas de Polícia Militar. Menos no Rio Grande do Sul que preferiu manter, em sua força policial, o nome de Brigada Militar, situação que perdura até hoje.

Bom, esse foi um breve resumo de como surgiu uma das corporações mais importantes do nosso País, e que devemos o máximo respeito aos Policiais Militares que estão sempre em busca da proteção do cidadão de bem e da justiça.

E você o que achou? Comenta aí, que a sua opinião é muito importante pra nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *